SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO - FIQUE POR DENTRO - EDIÇÃO #01

Fique por Dentro | Edição #01 

A Newsletter da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

Esta é a primeira edição da Newsletter “Fique por Dentro”, ação de comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

Nesta Newsletter você encontrará muita informação relevante sobre tudo o que aconteceu durante este ano. Também, apresentamos a nossa programação para os próximos períodos.

Acompanhe os assuntos que destacamos e saiba mais sobre as ações de nossa Secretaria.

Boa leitura!

O que aconteceu até agora?

Formações

 

 

 

I'm an image

MogiTech Academy

Cursos gratuitos na área de tecnologia passam a ser ofertados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação pelo programa Mogi Tech Academy.

 

 

 

I'm an image

Gerdau Transforma

Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação em parceria com a empresa Gerdau capacita novos empreendedores em Mogi das Cruzes pelo programa Gerdau Transforma.
Público: 70 vagas, 94 pessoas matriculadas

 

 

 

I'm an image

Programa de Formação de Talentos em Atendimento (PFT)

Parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação e a empresa NeoBpo capacita mogianos para o mercado de trabalho.

Público: 1000 vagas, 824 pessoas matriculadas

 

 

 

I'm an image

Curso de Soldadores

Uma das principais diretrizes da Prefeitura para estimular a empregabilidade da população é oferecer capacitações que estejam de acordo com as necessidades do mercado de trabalho. O treinamento para soldadores vai ao encontro disso, uma vez que esta é uma função que aparece rotineiramente no programa Mogi Conecta Emprego e existe uma dificuldade para preenchimento das vagas.

Público: 60 vagas, 60 pessoas matriculadas

 

 

 

I'm an image

Via Rápida

Cursos voltados a área de construção civil são ofertados gratuitamente para mulheres pelo programa Via Rápida, parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação com o Governo do Estado.

Público: 90 vagas, 70 pessoas matriculadas

 

 

 

I'm an image

Crescer: Inglês para Recepção

Iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes capacita mogianos em inglês para recepção. O curso é um oferecimento do CRESCER em parceria com o Governo do Estado por meio do programa Via Rápida.

 

 

 

I'm an image

Projeto Semente

Projeto Semente, voltado à capacitação técnica e empregabilidade para famílias em situação de vulnerabilidade social é lançado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em parceria com a empresa Suzano e o Sebrae-SP.

Inovação

 

 

 

 

 

I'm an image

MogiTech GovExperience - 2º Batch de Incubação

Programa de incubação do Polo Digital de Mogi das Cruzes, edição 2022, conta com a participação de 12 startups e tem como tema “GovTechs e os desafios da gestão de políticas públicas”.

 

 

 

 

 

 

I'm an image

APL - Arranjo Produtivo Local em Tecnologia da Informação e Comunicação (APL TIC)

Mogi das Cruzes é reconhecida como polo de desenvolvimento em tecnologia e inovação após receber classificação como Arranjo Produtivo Local em Tecnologia (APL TIC).

 

 

 

 

 

 

I'm an image

Mogi Tech é destaque em evento do Tribunal de Contas e do Sebrae sobre compras públicas

Mogi das Cruzes é convidada a participar de evento sobre compras públicas do Tribunal de Contas do Estado para falar sobre o Programa de Incubação do Polo Digital voltado a startups com projetos voltados a GovTechs.

 

 

 

 

I'm an image

Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Mogi das Cruzes vence prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria Inovação e Sustentabilidade com o programa MogiTech Gov Experience. Município também foi finalista na categoria Cidade Empreendedora com o programa Mogi Conecta.

 

 

 

 

I'm an image

Trilhas de Conteúdo do Polo Digital

Polo Digital de Mogi das Cruzes lança tripé de conteúdos voltados à tecnologia, inovação e empreendedorismo. A produção de conteúdo estará sempre dentro de um dos três tripés a seguir: PoloBlog, PoloCast e PoloTalk.

Emprego e Empreededorismo

 

 

 

 

 

I'm an image

1º Mutirão de Emprego e Empreendedorismo

Em parceria com o Governo do Estado, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação realizou o 1º Mutirão do Emprego e do Empreendedorismo. Evento reuniu serviços como Banco do Povo Paulista, Vale Gás e SP Acolhe, Programa Meu Emprego, além do atendimento feito pelo Mogi Conecta Emprego.

 

 

 

 

 

I'm an image

Clube Crescer

Novo projeto do Programa CRESCER reúne empreendedores, promovendo a interação e o compartilhamento de experiências, e valorizando a iniciativa independente de geração de renda entre eles. Pelo projeto foi realizada a 1ª Feira Empreendedora protagonizada pela primeira turma de alunos.

 

 

 

 

I'm an image

Semana do MEI

Semana do MEI promoveu ação de regularização e orientação aos empreendedores. Iniciativa contou com a parceria do Sebrae, UMC, Braz Cubas, Sincomércio e a Associação Comercial, além da Associação de Empresas Contábeis e o Mogi Conecta.

Gestão

 

 

 

 

I'm an image

Encontros Temáticos: Prestação de Contas e Planos para 2023

Encontros temáticos permitem que os mogianos se manifestem de forma direta e efetiva, contribuindo para a elaboração do Orçamento e consequentemente para o futuro da cidade.

Turismo

 

 

 

 

I'm an image

Mapa de Atrativos Turísticos

A Coordenaria de Turismo de Mogi das Cruzes, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo, apresentou o inventário em formato de mapa interativo, contendo os principais atrativos turísticos da cidade.

 

 

 

 

I'm an image

Centro de Convenções no Parque Leon Feffer

Centro de Convenções e Eventos, construído no Parque Leon Feffer, é inaugurado. O equipamento tem 1.080 metros quadrados e será um novo espaço para receber eventos da programação cultural, de lazer e negócios de Mogi das Cruzes.

 

 

 

 

I'm an image

 

 

 

 

 

I'm an image

Pistas Pump Track

Parque Botyra

Mogi agora conta duas pistas de pump track. As pistas localizadas no Parque Botyra Camorim Gatti e Parque Leon Feffer são destinadas, principalmente, ao uso de bicicletas BMX para atender ciclistas amadores. A utilização é gratuita, ficando disponível à utilização de todos os públicos.

 

 

 

 

 

 

I'm an image

Mogi das Cruzes recebe a classificação mais alta do Alto Tietê no Mapa do Turismo Brasileiro

Mogi das Cruzes se mantém no mapa do turismo ao continuar com a nota mais alta entre as cidades que não são capitais, com a classificação "B", pelo Programa de Regionalização do Turismo.

No que estamos trabalhando?

I'm an image

EMPODERA JUVENTUDES

O programa Empodera Juventudes tem o objetivo de fortalecer o projeto de vida dos jovens, prepará-los para o acesso ao mundo do trabalho e formar cidadãos globais para lideranças locais. 

I'm an image

No Mês de Setembro comemoramos o 462º de Mogi das Cruzes, e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação prepara uma programação repleta de conteúdos, capacitações, eventos e prestação de serviços. Programe-se para aproveitar o melhor de cada tema.


2º Mutirão do Emprego e do Empreendedorismo | 14 e 15 de setembro

Lançamento da trilha de capacitação da
pessoa com deficiência → ACESSO | 21 de setembro

Semana da Inovação → CAQUI INOVA | 27 à 29 de setembro

Conheça nossos Projetos Prioritários em andamento e entregues!

I'm an image

CIC JUNDIAPEBA

O distrito de Jundiapeba recebeu em dezembro de 2021 uma unidade do programa Sebrae Aqui, em uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o escritório regional do Sebrae-SP. O serviço funciona no Centro Integrado de Cidadania (CIC) e atenderá a população de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h. O prefeito Caio Cunha participou do evento de inauguração. Já para o ano de 2022, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação planeja realizar uma relevante reforma no equipamento para propiciar uma melhor experiência no atendimento ao cidadão e entregar novos serviços.

I'm an image

CONSELHO PARTICIPATIVO DE DESENVOLVIMENTO

Cerca de 40 comerciantes do distrito de Jundiapeba participaram, em 20 de fevereiro, da primeira edição do Conselho Participativo de Desenvolvimento no bairro, criado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. A iniciativa aproxima os empreendedores e o poder público e, durante a reunião, foram discutidas ações para melhoria do ambiente econômico, incentivo ao empreendedorismo e apoio aos comerciantes.

I'm an image

EMPREEDEDOR DE RUA

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou em 7 de maio, à tarde, no Cemforpe, a entrega das 109 novas licenças de empreendedores de rua do município. Após 11 anos, a Administração Municipal voltou a emitir as autorizações para este tipo de atividade, com base em um processo democrático marcado pela lisura e transparência. O prefeito Caio Cunha fez a entrega das licenças e destacou o alcance da medida, que vai estimular a economia e a geração de renda na cidade. Cerca de 250 pessoas compareceram ao evento, entre empreendedores, equipe de apoio e autoridades.